Nesse pequeno artigo vamos mostrar uma tarefa bem simples, mas que muitos profissionais que estão iniciando nos serviços online da Microsoft possuem dúvidas. Aumentar a memória de uma máquina virtual dentro do Microsoft Azure é muito simples e não requer nenhum conhecimento técnico profundo. Uma dúvida que sempre esbarro é “Devo reiniciar a VM para aplicar a nova configuração de memória”? A resposta é “Sim” , o restart da máquina virtual ocorre, mas de uma forma muito rápida e logo todos os serviços serão restabelecidos.

Para efetuar a configuração, acesse o menu lateral em seu portal Microsoft Azure e clique na VM desejada, clique em “Configurar” como mostramos na imagem abaixo:

Em nosso exemplo, aumentamos nossa memória de 1,75GB para 3,5GB e automaticamente passamos de A1 núcleo de processamento para A2 núcleos. Escolha a opção que desejar e clique em “Salvar”. Sua VM será reiniciada e você pode acompanhar o status, conforme mostramos na imagem abaixo:

Pronto! Confira se a configuração foi aplicada com sucesso. Veja na imagem abaixo em nosso exemplo:

Essa configuração poderá ser modificada a qualquer momento, tanto para mais memória ou para menos. Essa facilidade em estar nos serviços de nuvem é uma ótima vantagem nos dias de hoje. Esperamos que ajude a todos os administradores e iniciantes dos serviços online da Microsoft.